Stack-Molds (Moldes Sandwich)
Este tipo de moldes também são conhecidos como moldes sandwich, e à semelhança dos moldes multi-cavidades consiste na moldação de duas ou mais cavidades de forma sobre-posta.
Uma das grandes vantagens é poder produzir varias peças em simultâneo utilizando maquinas de injeção mais pequenas e assim, num ciclo, obter varias peças com menor custo, pois para alem de se obterem varias peças, o custo/hora de uma maquina de injeção de menor dimensão é inferior.
Moldes Bi-materia – 2k
Com a evolução dos conceitos estéticos, ergonómicos e até funcionais, existe a necessidade de produzir peças que integrem dois ou mais materiais ou o mesmo material em diferentes cores.
Este tipo de molde possibilita a obtenção de peças que cumpram estas especificações.
IML/IMF
Esta tecnologia de injeção é usada quando se pretende colocar elementos decorativos que sejam duráveis, evitando processos de retrabalho, como a colagem tradicional. É introduzida no molde uma película decorativa ou de identificação, sobre a qual é feita a injeção da matéria plástica, criando uma fusão permanente entre ambos.
Overmoulding
Neste processo são introduzidos elementos no molde sobre os quais será feita a injeção.
Nos processos mais comuns de Overmoulding são utilizados incertos metálicos, com o objetivo de criar peças com propriedades mecânicas especificas e/ou permitir a ligação com outros elementos, como, por exemplo, conectores para colunas de som.
Injeção assistida a GAS
É um processo normalmente usado quando se pretende peças ocas e com baixo peso.
Neste processo é utilizado um gás inerte que, durante ou imediatamente após o processo de injeção, é introduzido no molde e remove plástico do centro da peça criando um vazio. O polímero é compactado pela pressão do gás.
É um processo relativamente complexo, devido à dificuldade de afinação e ao desperdício criado no arranque do molde.
Thin wall
É uma tecnologia essencialmente utilizada no sector da embalagem, seja alimentar ou não alimentar, e que é normalmente combinada com processos de IML.
São moldes de espessuras bastante reduzidas que requerem experiência e uma elevada precisão no seu fabrico, uma vez que a tolerância é bastante próxima de zero.
Estes moldes são moldes de elevada cadência e ciclos extremamente curtos.